A artista holandesa Hilde Atalanta criou uma série de ilustrações que enaltecem todos os tipos de vulvas, com o objetivo de celebrar a diversidade e mostrar que todas as vaginas são lindas!
Batizado de The Vulva Gallery, o projeto quer passar às mulheres a mensagem de que independente do tamanho, cor ou forma, sua vulta é única, especial, e que se deve amar do jeitinho que ela é.
As postagens da artista no Instagram já foram denunciadas por mostrar vulvas com pelos ou remeter à menstruação. Ela rebate as críticas: “quero deixar claro que isto é ARTE e, portanto, segue as diretrizes da comunidade do Instagram. Por favor, não denuncie minha arte. Se você não gostar, simplesmente visite uma página diferente”.
Hilde iniciou o projeto em 2016, há mais ou menos quatro meses. Por trás do trabalho artístico de empoderamento, ela faz uma reflexão bastante pertinente . Na última década houve um aumento considerável de mulheres que se submeteram à labioplastia (técnica de cirurgia plástica de redução dos pequenos lábios vaginais).
Dados da Inglaterra, por exemplo, revelam que a quantidade de labioplastias nos hospitais públicos aumentou cinco vezes entre 2001 e 2010. Além disso, clínicas privadas acabam ganhando muito dinheiro com esses procedimentos.
“As labioplastias geralmente não são medicamente indicadas, e são meramente feitas por causa de propósitos cosméticos. Muitas pessoas que se submetem a este procedimento estão descontentes com a forma de seus lábios, acham que os pequenos lábios são muito grandes e, portanto, os percebem como feios e perturbadores”, diz o texto explicativo do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário